Conheça Mais Sobre O Tratamento Da Dependência Em Álcool

Tratamento da dependência em álcool

Sendo o alcoolismo considerado uma das dependências químicas que mais afetam a população mundial, entenda com a clínica de recuperação para alcoólatras pode auxiliar no combate à dependência do álcool.

Conforme aponta pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde), o álcool mata, todos os anos, cerca de 3,3 milhões de pessoas ao redor do mundo, representando algo em torno de 5,9% de todas as mortes em nosso planeta.

Em 2016, o Brasil superou a média mundial, chegando a consumir 8,9 litros por pessoa, sendo que no restante do mundo, essa média só havia chegado a 6,4 litros por pessoal. [Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2018/09/alcool-e-responsavel-por-uma-morte-a-cada-20-no-mundo-diz-oms.shtml]

Os números são impactantes até mesmo para aqueles que lidam com dependências de outras substâncias, como clínica de recuperação para alcoólatras. O fator principal do vício em álcool é a facilidade de se adquirir a bebida, o baixo custo de boa parte delas – se comparada a outras drogas – e claro, a aceitação social da bebida alcoólica.

Apesar de seu uso moderado parecer inofensivo, basta apenas um descuido para que o consumo passe a ser crônico, e causar diversos transtornos à vida do usuário e sua família, podendo, muitas vezes, levar à morte.

O consumo excessivo do álcool pode gerar inúmeros malefícios à saúde. Após o consumo, há a liberação da dopamina, substância que causa a sensação de prazer. Isso significa que, com o passar o tempo, o cérebro humano começa a associar essa sensação prazerosa ao uso da bebida, fazendo com que o usuário acredite que só terá prazer ao consumir algo alcoólico. Daí a facilidade em tornar-se um dependente da substância.

Como outra consequência grave, o álcool é convertido no fígado para uma substância chamada aldeído. Essa substância extremamente nociva à saúde humana é a responsável por causar diversas doenças provocadas pelo consumo do álcool, como a cirrose, por exemplo.

Entender todos os malefícios causados pelo consumo do álcool é de suma importância para fomentar ações preventivas e também incentivar os usuários crônicos a procurarem por uma clínica de recuperação para alcoólatras o mais breve possível.

Quais são as principais doenças causadas pelo alcoolismo?

• Desnutrição: devido à grande toxicidade, o consumo alcoólico tem potencial para causar danos irreversíveis a órgãos nobres do trato gastrointestinal, comprometendo severamente funções do fígado e estômago, causando desnutrição aguda.
  • Hepatite alcoólica: doença inflamatória que causa severa degeneração do fígado, comumente conhecido como uma “pré-cirrose”.
  • Cirrose: definitivamente uma das piores consequências do alcoolismo, podendo causar lesões hepáticas irreversíveis, entre outras doenças.

Quando é hora de buscar uma clínica de recuperação para alcoólatras?

A clínica de recuperação para alcoólatras deve ser considerada logo que o indivíduo começa a perceber sinais de associação prazer ao consumo da bebida alcoólica. Este é um dos primeiros sinais de que o cérebro já está associando o consumo da substância à sensação de bem-estar.

Outro sinal importante é a necessidade de sempre consumir o álcool. Seja pelo motivo que for, o indivíduo que começa a consumir álcool por bastante frequência – talvez até mais importante que a quantidade –, já pode estar apresentando sinais de necessidade em buscar um tratamento da dependência em álcool.

Como é feito o tratamento da dependência em álcool?

O tratamento da dependência alcoólica é feito por etapas e envolve muito mais do que apenas afastar o dependente da bebida.

Terapias e uso de sedativos são comuns no tratamento da dependência em álcool.

O uso de equipes multidisciplinares é sempre um aliado muito importante no tratamento, visto que o paciente precisa passar por diversas etapas antes de permanecer longe do vício: aceitação do seu problema, aceitação tratamento, busca por ajuda, aceitação real da participação efetiva no programa de tratamento e, por fim, o livramento do vício que, importante deixar claro, sempre será um desafio na vida do alcoólatra, para sempre.

Clínicas de recuperação, como a Clínicas Carpe Vita, têm cada vez mais se especializado em tratamento da dependência para alcoólicos e têm equipado cada vez mais suas clínicas para receber pacientes com este prognóstico.

Fique atento na escolha da clínica de recuperação para alcoólatras. Certifique-se que ela possui todas as qualificações de todos os órgãos de saúde e toda a documentação de funcionamento em dia.

Esteja certo também de que a clínica de recuperação para alcoólatras escolhida possua uma equipe multidisciplinar e acompanhamento de um médico clínico, psicólogos e outros terapeutas para auxiliar no tratamento da dependência, pois não é apenas afastar o usuário da bebida que o fará não ser mais um viciado em álcool.