Dependência de Medicamentos

Dependência de Medicamentos – Saiba O que é dependência de medicamentos

Você esta aqui neste artigo porque pesquisou sobre: Dependência de Medicamentos

Vamos começar então nosso artigo em nosso Blog Clínicas Carpe Vita.

Os medicamentos têm o potencial para perigos e efeitos colaterais, bem como benefícios.

Certos medicamentos têm o potencial de causar dependência e dependência uma vez que são tomados por qualquer período de tempo.

Entretanto, se isto acontecer, a dependência ou o vício pode ser tratado.

O que é dependência de medicamentos?

O vício em analgésicos muitas vezes começa depois que alguém recebe uma medicação para dor após um percalço ou lesão.

Os pacientes recebem uma prescrição e uma dosagem específica de um médico, sem a intenção de abusar da medicação.

Entretanto, com a idade, o indivíduo pode sentir que o medicamento no momento não é tão eficaz quanto era no início. Esta sensação é causada por um crescimento da tolerância aos analgésicos, o que implica que a substância se tenha acumulado no corpo humano do indivíduo.

Sinais de dependência de drogas
Efeitos imediatos
Os opióides são drogas com potentes efeitos analgésicos e sedativos, que causam sonolência e paz nos indivíduos. Os opiáceos também têm o potencial de causar euforia.

Outros efeitos menos desejáveis incluem

  • Obstipação
  • Náuseas e vômitos
  • Vermelhidão do rosto
  • Coceira
  • Confusão (especialmente em pessoas mais velhas)

Os produtos da quebra (metabolismo) da meperidina opióide têm o potencial de causar convulsões.

Uma vez tomados com certas drogas, certos opiáceos têm o potencial de causar um distúrbio grave chamado síndrome da serotonina. Esta síndrome é caracterizada por confusão, tremores, contrações musculares involuntárias, preocupação, suor excessivo e temperatura corporal elevada.

O que é dependência de medicamentos

 

Overdose
Tomar muito de um opióide de uma vez (overdose) é letal.

A respiração torna-se tão lenta e rasa que se torna perigosa e os pulmões têm uma chance de parar de funcionar. Os pulmões têm uma chance de encher com líquido.

A pressão arterial, o ritmo cardíaco e a temperatura corporal têm o potencial de cair, e as pupilas têm o potencial de encolher (tornar-se como pequenos pontos).

O indivíduo pode eventualmente ficar inconsciente ou morrer, mais comumente porque ele ou ela deixa de respirar. A combinação de opióides com álcool ou outros sedativos é uma prática potencialmente letal.

Efeitos a longo prazo
Os próprios opiáceos não causam muitas complicações a longo prazo, além do vício.

Várias pessoas sofrem efeitos colaterais leves, tais como constipação crônica, suor excessivo, sonolência, ou diminuição da libido.

No entanto, eles têm o potencial de muitas complicações decorrentes do compartilhamento de agulhas com outros e da injeção desconhecida de outras substâncias com o opiáceo.

Sinais de retirada
A retirada do opiáceo é desconfortável, porém não é letal.

Os sinais têm o potencial de aparecer tão rapidamente quanto 4 horas após a interrupção do uso de opiáceos e, na maioria das vezes, atingem o pico após 48 a 72 horas.

Geralmente, estes sinais desaparecem em uma semana, embora a duração possa variar consideravelmente, dependendo do opióide utilizado.

Cada opióide se desgasta a uma taxa diferente, o que muda a taxa na qual a retirada avança e pára.

Os sinais de retirada são piores em indivíduos que usaram altas doses durante um longo período de tempo:

Em primeira instância, o indivíduo se sente ansioso e anseia pela droga.
A respiração torna-se imediata, em sua maioria acompanhada de bocejos, suor, olhos lacrimejantes, nariz escorrendo, pupilas dilatadas e cãibras estomacais.
O indivíduo pode então tornar-se hiperativo e agitado e ver um aumento da atenção.
Aumento do ritmo cardíaco e da pressão sanguínea.

Outros sinais de retirada incluem

  • Pele amêijoa
  • Tremores
  • Tremores musculares
  • Febre e calafrios
  • Dores musculares
  • Perda do apetite
  • Náuseas e vômitos
  • Diarreia

O uso de opiáceos durante a gravidez é especialmente grave porque a heroína e a metadona atravessam facilmente a placenta e passam para o feto (como as drogas atravessam a placenta).

Como os bebês de mães viciadas foram expostos às drogas que suas mães usavam, é provável que desenvolvam sinais imediatos de abstinência, tais como

  • Tremores
  • Choro estridente
  • Nervosismo
  • Apreensões
  • Respiração instantânea

Se as mães usam opióides rapidamente antes do parto, a respiração do bebê pode estar em trabalho de parto.

Diagnóstico da dependência de drogas
Cuidado: necessita diagnóstico por um psiquiatra

Avaliação por um médico
Ocasionalmente, testes de urina
A intoxicação aguda por opiáceos muitas vezes se torna evidente pelo que nossa pessoa ou seus amigos dizem ao médico e também pelos resultados do exame físico.

Se não estiver claro por que uma pessoa está agindo anormalmente, é viável que o médico faça testes para descartar outras razões prováveis para os sinais, tais como baixos níveis de glicose no sangue ou um ferimento na cabeça.

O médico também pode fazer testes de urina para verificar a presença do medicamento.

Outros testes podem ser feitos para procurar por complicações.

Procedimento de dependência de drogas

Dica: Você precisa de um diagnóstico de um psiquiatra.

Há muitas possibilidades de procedimento, porém a forma mais eficaz de procedimento para a dependência de opiáceos é a desintoxicação hospitalar seguida de reabilitação hospitalar.

Os centros de reabilitação hospitalar têm programas especializados para indivíduos que sofrem deste tipo de distúrbio de uso de substâncias.

Esses programas ajudam os pacientes a cavar fundo dentro de si mesmos para encontrar a causa de seu uso de drogas. Saber o que os levou a usar drogas ou álcool os ajudará a evitar futuros gatilhos durante toda a recuperação.

Hospitalização de dependentes de drogas

Uma overdose de opiáceos é uma emergência médica que deve ser tratada imediatamente para evitar a morte.

O suporte respiratório pode ser essencial, às vezes com ventilação mecânica se a overdose tiver suprimido a respiração.

Um medicamento chamado naloxona é administrado como antídoto para o opiáceo, o que reverte rapidamente todos os efeitos colaterais.

É freqüentemente administrado por injeção, mas recentemente um spray nasal começou a ser comercializado.

Como muitas pessoas ficam agitadas e delirantes brevemente antes de ficarem totalmente conscientes, o isolamento físico pode ser aplicado por um curto período de tempo.

Como a naloxona precipita o início dos sintomas de abstinência nos opiáceos, ela só é usada uma vez que é necessária (por exemplo, quando a respiração está fraca).

Os indivíduos que se recuperam de uma overdose precisam ser observados durante inúmeras horas até que os efeitos da naloxona tenham se desgastado para garantir que não permaneçam efeitos colaterais opióides.

Se o indivíduo tiver consumido opióides com efeitos duradouros (como metadona ou formas de liberação lenta de outros opiáceos), eles serão normalmente observados durante um período de tempo mais longo.

Desintoxicação
Há vários tipos de abordagens para a desintoxicação:

Parar o opióide abruptamente e permitir que a retirada ocorra normalmente (desintoxicação “on the fly”).
Substituindo a droga por uma droga semelhante, mas menos potente, depois minimizando gradualmente a dose e parando a droga.
Em ambas as táticas de desintoxicação, o procedimento é muitas vezes primordial para reduzir os sinais de retirada.

O medicamento clonidina freqüentemente proporciona algum alívio.

Entretanto, a clonidina pode causar efeitos colaterais, tais como hipotensão e sonolência. Mesmo a descontinuação da clonidina pode causar sintomas de abstinência, tais como preocupação, insônia, irritabilidade, aumento do ritmo cardíaco e dores de cabeça.

Hospitalização de dependentes de drogas

Lista de Assuntos em nosso Blog:

Internação voluntária – com o consentimento do paciente
Se o paciente está consciente de sua situação e dos inconvenientes que tem que enfrentar, além de sofrer os sinais de depressão, que têm o potencial de afetar sua vida, sua auto-estima, seu trabalho e, sobretudo, suas inter-relações, a hospitalização voluntária o ajuda a estar em contato com uma equipe multidisciplinar capaz de proteger seu procedimento e reabilitá-lo para que ele possa voltar a viver bem consigo mesmo e com seus entes queridos.

Hospitalização forçada: contra a vontade do paciente.
§ Internação involuntária: de acordo com a lei (10.216/01), o membro da família pode solicitar a internação involuntária, desde que o pedido seja feito por escrito e aceito pelo psiquiatra.

A lei estabelece que, nesses casos, os responsáveis pelo estabelecimento de saúde têm 72 horas para informar o procurador distrital sobre a hospitalização e suas razões.

O objetivo é evitar a probabilidade de que este tipo de internação seja utilizado para a prática de prisão privada.

Internação forçada: nesta situação, a autorização da família não é elementar.

O artigo 9 da Lei 10.216/01 estabelece a probabilidade de internação compulsória, que é continuamente definida pelo juiz competente, após o pedido formal de um médico que certifica que o indivíduo não tem controle sobre seu estado psicológico e físico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Entre em contato conosco agora através do What's App!

×