Alcoolismo

Clínica de recuperação para alcoólatras no auxílio ao combate do alcoolismo.

Tratamento para alcoolismo

O álcool sequer é considerado uma droga que causa dependência física e psicológica por grande parte da sociedade. Sua venda é livre e ele integra a cultura atual ligada ao lazer. Uma reunião em casa de amigos, o happy hour depois de um dia estafante, a balada de sábado á noite, a paradinha no bar na saída do escritório não têm sentido algum sem a bebida alcoólica..

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a dependência química (que envolve a dependência do álcool) atinge em torno de 10% da população mundial e em pesquisas recentes têm sido apontado que são várias as causas para seu consumo, entre elas biológicas, genéticas, culturais e psicossociais.

Alcoolismo

Um aliado que se torna vilão

O álcool é usado muitas vezes e inconscientemente para fugir ou suportar uma realidade. De um aliado nas situações de crise, transforma-se em vilão do dependente e a pessoa que, no início achava que se tornava forte, descobre-se absolutamente fragilizada e merecedora do desrespeito alheio e é aí que entra a clínica de recuperação para alcoolatras.

O alcoolismo está listado na Classificação Internacional de Doenças sob a CID-10, da Organização Mundial da Saúde (OMS), e é descrito como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após o uso repetido de álcool. Os sintomas mais comuns são: forte desejo de beber, dificuldade em controlar o consumo, uso continuado apesar das consequências negativas, prioridade no uso da substância em detrimento de outras atividades e obrigações, aumento da tolerância e possível estado de abstinência física (tremores, alucinações , violência e outros).

Ainda não existe cura para o alcoolismo , assim como para qualquer outro caso de dependência química. O que existe é a prevenção, o tratamento em clínica de recuperação para alcoolatra e a vigilância pós tratamento. Conheça aqui os tipos existentes e seus procedimentos.

Os 12 passos para a recuperação

Dentre as formas de tratamentos mais indicadas está o programa baseado nos “12 passos (Alcoólicos Anônimos) , fundamentados na aceitação da doença , enfrentamento e prevenção a recaída.

Realizada, basicamentes, sob supervisão médica, a desintoxicação visa combater os efeitos agudos da retirada do álcool do organismo, a “dolorosa” abstinência.

Após controlados os sintomas agudos abstinência, seja por meio de internação em clínica de recuperação para alcoolatra ou através de tratamento ambulatorial, ambos medicamentosos, os pacientes são encaminhados para programas de reabilitação, com o objetivo de ajudá-los a viver sem álcool. É preciso lembrar que as recaídas são comuns nos pacientes alcoolistas, sendo assim é de grande importância que este paciente siga participando de grupos de apoio como o AA ou os promovidos pela própria clínica de recuperação para alcoolatra em que fez o tratamento.

Devido ao altíssimo índice de recaídas, o alcoolismo e a dependência química são doenças que não devem ser tratadas exclusivamente no âmbito da medicina convencional.

Fator importante, bastante complexo e decisivo , para se obter sucesso no combate ao vício das drogas e ao fantasma da recaída é a mudança de comportamento.

Nós podemos te ajudar

Possuímos um ambiente bem estruturado com uma equipe especializada e qualificada pronta para lhe atender.